Consultas

PSIQUIATRIA GERAL E SUB-ESPECIALIDADES


. Abuso de substâncias - álcool, heroína, cocaína, nicotina e outras substâncias psicoactivas / drogas legais e ilegais;

. Adições e outras dependências - jogo patológico, compras compulsivas, Internet, cleptomania, videojogos e outras adicções sociais / dependências patológicas sem substância; 

. Gestão de Stress;

. Doenças de controlo de impulsos;

. Trauma e Stress Pós-traumático
De todos os estados psicológicos, aqueles que estão ligados aos quadros de ansiedade e stress são os que mais dependem de acontecimentos externos. O trauma psicológico é a verdadeira expressão desta afirmação. Após um evento forte, que seja percepcionado pelo indivíduo com terror e o sinta como ameaçador para si e/ou para outros, podem desenvolver-se sintomas que oscilam entre o desconforto ligeiro à total incapacidade de estar consigo ou em sociedade. Assim, após eventos como acidentes de trânsito ou de trabalho, assaltos violentos, homicídios, desastres, guerras, catástrofes, agressões, o ser humano pode sentir-se em “choque” psicológico, afectando as suas capacidades de descanso, sono, atenção, alimentação, e realização da vida quotidiana.

Apesar da normalidade de alguns destes sintomas após um evento deste tipo, a intervenção psicológica ajuda a diminuir o desconforto e o stress associado. A Perturbação Pós Stress Traumático (PPST) surge quando as consequências psicológicas de um evento se prolongam no tempo, mais do que um mês, podendo no entanto haver um início retardado (quando os sintomas apenas se manifestam dias ou meses após o evento). Nesta situação é essencial que a pessoa seja acompanhada por psicologia e psiquiatria.

As técnicas psicológicas usadas na consulta do trauma são dirigidas a essa problemática. Pretende-se prioritariamente gerir os sintomas, contribuindo para o aumento gradual de bem-estar. A consulta de trauma é abrangente a todas as idades.

O trabalho com crianças é, naturalmente, adaptado aos seus estados de desenvolvimento e ao seu modo muito próprio de vivenciar os eventos traumáticos.

Para além dos exemplos supracitados, a separação dos pais, a entrada para a escola, uma consulta médica ou uma briga entre colegas são situações que, se não forem compreendidas pela criança podem, também, tornar-se traumáticas e devem merecer atenção por parte de professores, pais e técnicos.

. Psicogeriatria;

. Adolescentes;

. Disturbio de Déficit de Atenção e Perturbação de Hiperactividade (ADHD);

. Perturbações Alimentares.



PSICOLOGIA

Consulta específica para determinados público-alvo, assim como a consulta de stress com avaliação ao stress e treino de competências. O treino de competências pode ser direccionado para a gestão de trabalho, relacionamento interpessoal, liderança, gestão de crises, etc.

Consulta integrada - dado à experiência de trabalho multidisciplinar, a equipa de psicólogos é receptiva e a favor da consulta integrada com outras especialidades através de um seguimento coordenado em casos com obesidade mórbida, depressão, baixa auto-estima corporal, etc.

PSICOLOGIA INFANTIL

Serviço com técnicos especializados na área infantil que estão aptos a apoiar clinicamente situações de alterações de comportamento, hiperactividade, insucesso escolar e obesidade infantil.

É uma área da psicologia que possui profundos e sólidos conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e mediante a observação e interacção com uma criança, permite perceber se o seu desenvolvimento está a ser processado dentro dos parâmetros esperados, se está lentificado ou pelo contrário acelerado.

NEUROPSICOLOGIA

A consulta tem como objectivo principal o apoio psicológico e informação dirigidos a pacientes com lesão cerebral, seus familiares e cuidadores. Pode consistir num apoio breve, para o efeito de esclarecimento de dúvidas, psicoeducação, despiste e encaminhamento, ou num apoio psicológico mais prolongado, em sessões individuais ou de grupo para pacientes, seus familiares ou cuidadores.

Patologias:

 - AVC´s;
 - Demências;
 - Acidentes Cerebrovasculares;
 - Traumatismos Crâneo-Encefálicos;
 - Neoplasias Cerebrais;
 - Doenças psiquiátricas;
 - Alterações comportamentais e emocionais.

NEUROLOGIA


MEDICINA INTERNA

Avaliação e apoio para os doentes que devido à sua problemática psiquiátrica tem necessidade de ser avaliados por um médico internista. Existe ainda, apoio de nutricionista sempre que se justifique.

A titulo de exemplo esta unidade intervém nas seguintes situações:

- Controlo de medicações;
- Alterações físicas,
- Anorexia,
- Bulimia,
- Dependência de nível elevado.
excentric - experience digital power Quinta da Igreja, nº3 2790-119 Carnaxide | © 2014 Grupo Joaquim Chaves - Todos os direitos reservados